10 Dicas para promover e divulgar o livro - José Cícero do Nascimento
10 Dicas para promover e divulgar o livro - José Cícero do Nascimento
Depois de muito trabalho, seu
livro está pronto! E agora? Como fazer com que o maior número de pessoas
possível tenha acesso a ele?
Esta é uma dúvida de muitos
escritores e a Books organizou um guia com dez maneiras simples e eficazes de
divulgar sua obra:
01. Defina o seu público leitor: o primeiro passo
para divulgar o seu livro é conhecer as pessoas que, potencialmente, se
interessaram pela sua obra;
02. Faça uma divulgação prévia entre seus amigos.
Utilizar suas listas de e-mails comunicando às pessoas sobre seu livro é uma
maneira fácil de apresentar seu trabalho;
03. Organize uma noite de autógrafos. Não, este
não é um recurso exclusivo para grandes e consagrados escritores. Além de
divulgar o livro, este é um momento de celebração, afinal, você merece!
04. Utilize as mídias sociais. Ainda não tem um
Blog, Twitter ou Facebook? Pois esta é a hora ideal para criar uma conta em
cada um destes meios! Neles você poderá encontrar contatos de acordo com o
perfil de leitor que você traçou no início e mostrar a sua obra sem custos e
sem sair de casa.
05. Distribua exemplares entre jornalistas,
professores e profissionais que você acredita que terão mais acesso ao seu
público leitor.
06. Invista em propaganda ou em resenhas para
revistas e sites especializados no tema que você aborda em seu livro;
07. Dê entrevistas para os jornais/ revistas da
sua cidade;
08. Promova
palestras sobre o assunto da sua obra para seu público alvo;
09. Participe de Concursos Literários. Eles
oferecem divulgação e você ainda poderá concorrer a prêmios;
10. Não se esqueça de criar novos
posts, de tempos em tempos (no caso de blogs, você pode publicar pequenos
capítulos para aguçar o leitor) e fazer, por exemplo, sorteios de exemplares do
seu livro nas redes sociais, etc. para não deixar que ele "caia no
esquecimento."
Ser um escritor de sucesso vai
muito além de escrever bons livros. É preciso tempo e dedicação para que eles
cheguem onde realmente interessa: nas mãos dos leitores!
Comentários
Postar um comentário